Trabalho em equipa e inteligência emocional
12 de dezembro de 2023 (12 e 19 de dezembro de 2023)
Formação em formato presencial ou online por videoconferência.
OBJETIVOS:
- Reconhecer o impacto do trabalho em equipa eficaz nos resultados pessoais e de equipa.
- Dispor de ferramentas práticas para otimizar o trabalho em equipa.
- Apoiar-se na inteligência emocional para reforçar a eficácia do trabalho em equipa.
CONTEÚDOS:
- Identificar o peso do trabalho em equipa na eficácia individual e os fatores-chave de sucesso do trabalho em equipa;
- Usar uma estratégia eficaz para alinhar e coordenar prioridades com os colegas de trabalho;
- Identificar, prevenir e resolver os principais obstáculos à eficácia do trabalho em equipa;
- Dar e receber feedback de forma construtiva e produtiva, a colegas da equipa e de outras equipas de trabalho;
- Participar e/ou conduzir a resolução de problemas em equipa;
- Compreender o impacto do uso eficaz/ineficaz da comunicação para o seu desempenho, o desempenho da equipa e os resultados operacionais;
- Identificar os fatores-chave para ganhar eficácia na comunicação interpessoal;
- Utilizar a comunicação assertiva na interação com os colegas, de forma a torná-la uma mais-valia para os resultados;
- Identificar as situações em que a comunicação assertiva é decisiva na interação com os colegas e no trabalho em equipa;
- Identificar e gerir de forma produtiva as situações em que a comunicação assertiva é decisiva na interação com a chefia;
- Identificar os comportamentos agressivos e passivos a evitar na comunicação;
- Compreender o funcionamento da inteligência emocional, o processo, o papel da gestão das emoções na eficácia do trabalho em equipa;
- Identificar as suas competências emocionais e reforçar o autoconhecimento dos comportamentos na comunicação interpessoal;
- Desenvolver a objetividade – distinguir factos e opiniões;
- Desenvolver a autenticidade e a proatividade na comunicação;
- Identificar o papel da inteligência emocional na gestão de conflitos na equipa;
- Saber conduzir um ponto de situação operacional de forma eficaz com a equipa e com a chefia.
DURAÇÃO:
14 horas
09h30 - 17h30
INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
Para mais informação contactar p.sanchez@asfac.pt ou por tel.: 210 455 147