Semana da Formação Financeira 2019 - Jovens da Casa Pia de Lisboa desafiados a poupar

30 Outubro 2019

Para assinalar o Dia Mundial da Poupança, a ASFAC - Associação de Instituições de Crédito Especializado organizou uma sessão prática de educação financeira para cerca de 40 alunos da Casa Pia de Lisboa.

Ao longo de uma hora de sessão, Susana Albuquerque, coordenadora de educação financeira da ASFAC, incentivou os jovens de três turmas do ensino profissional das áreas de cozinha e restaurante/bar, a partilharem o que sabem sobre dinheiro, poupança e orçamentos e a aprender a fazer e gerir um plano de gastos.

Durante a sessão, Susana Albuquerque trabalhou com os alunos as diferenças entre necessidades e desejos e os jovens foram desafiados a praticar as competências do dinheiro: fazer e gerir um orçamento, comparar preços, planear e poupar. Para isto, foi criada uma atividade prática onde a partir de um determinado orçamento e uma seleção de produtos os vários grupos de jovens tiveram de cumprir uma lista de compras, tendo como desafio não ultrapassar o orçamento e ainda conseguir poupar dinheiro. E, mostrando que a informação foi corretamente adquirida, todos os grupos conseguiram ultrapassar com distinção o desafio, comprando o que era necessário e ainda assim poupando dinheiro.

O objetivo desta sessão de formação financeira foi treinar as competências do dinheiro, pondo em ação o que já sabem sobre dinheiro para reconhecerem o que é necessário para serem adultos financeiramente autónomos.