Dicas Financeiras Úteis

Compra de Automóvel

COMPRA DE AUTOMÓVEL

Para a compra de automóvel o consumidor pode recorrer a um financiamento junto de uma instituição de crédito, no ponto de venda onde compra o seu carro, ou num banco. Cabe ao consumidor escolher a melhor opção de financiamento: crédito tradicional (clássico), locação financeira ou aluguer de longa duração, comparando as vantagens de cada produto e os seus custos mensais.





Redução dos Encargos MensaisREDUZIR ENCARGOS MENSAIS

Faa e analise detalhadamente o seu plano de gastos para perceber se há despesas que pode diminuir ou eliminar. Contudo, nessa análise também se pode verificar que não há mais margem para reduzir despesas e que a solução está em aumentar os rendimentos.

Para quem tem vários empréstimos e está com dificuldades em assumir todos os compromissos – não conseguindo já encontrar uma solução na gestão do seu plano de gastos – a consolidação de créditos pode ser uma hipótese, podendo o encargo mensal reduzir substancialmente, mas saiba que neste caso quando aumenta o prazo do empréstimo o seu custo total aumenta também.



Regresso às aulasREGRESSO ÀS AULAS

O retorno à escola é, habitualmente, uma altura bastante desejada pelas crianças, 
pelo que os pais a devem explorar do ponto de vista da educação financeira. é necessário comprar novo e ver o que pode ser reutilizado do ano anterior, ou até de amigos e familiares. Aconselhamos a que os pais, em conjunto com as crianças, vejam o que pode ser reutilizado ou reciclado de anos anteriores ou de amigos ou familiares.  

Depois, deve ser estabelecido um orçamento para a compra do material. É com base nesse valor que é feita a escolha do que se vai comprar. Os catálogos das grandes superfícies e a internet podem ser usados para facilitar a comparação de preços.

Os filhos devem não só acompanhar todo o processo, mas também participar ativamente na tomada de decisões. Se estiverem envolvidas desde o início, as crianças vão compreender facilmente porque não podem ter todo o material de determinada marca fazendo, elas próprias, escolhas em função do orçamento disponível. 



NatalNATAL

Antes de ir às compras, sente-se e defina o orçamento que tem disponível para a quadra (ex: refeições, decoração, presentes). Depois de definidos os montantes por rubrica, faça uma lista das pessoas a quem quer oferecer presentes e defina, para cada um, o montante máximo que poderá gastar. Antes ainda de partir para as compras, defina o que quer comprar para cada pessoa, tendo em mente o valor disponível.

Ideias de presentes diferentes, low-cost e originais:

  • Álbum ou vídeo com os melhores momentos da família
  • Pinturas, caixas decoradas, compotas, licores, doces, bijuteria, uma peça tricotada, etc. Tudo criado por si.
  • História da família em livro, em que cada capítulo diz respeito a um membro da família
  • Baú de memórias – coloque 365 memórias de uma pessoa dentro de uma caixa e dê-lhe o prazer de, diariamente, recordar um dos momentos mais importantes da sua vida.
  • Árvore genealógica, fazendo um simples quadro ou usando uma moldura própria para o efeito
  • Calendário personalizado, com fotos e motivos do interesse do presenteado.
  • Vales com oferta de uma noite de babysitting, uma massagem ou uma aula de culinária, são alguns exemplos.



Trabalhar em casaTRABALHAR EM CASA

A tempo inteiro ou nos tempos livres, como forma de aumentar os rendimentos. Há vários tipos de negócio que podem ser desenvolvidos em casa, a tempo inteiro, ou como atividade extra. São exemplos as vendas por catálogo, as artes e o artesanato, as explicações ou as traduções. O ideal é que se pense no se gosta de fazer e se defina um plano com objetivos e prazos.






Idas às ComprasIDAS ÀS COMPRAS - COMO POUPAR

Antes de sair de casa observe a despensa e o frigorífico e defina a ementa semanal, fazendo depois a lista de compras. Este hábito irá permitir-lhe poupar bastantes euros e evitar que se desperdicem alimentos. Deve analisar os folhetos das grandes superfícies e as lojas online, de modo a ver se existem promoções doque precisa de comprar. 

Já nas compras, vá com tempo para poder fazer comparação de preços. Deve estar atento às promoções e analisar o preço por quilograma e por dose. Evite refeições prontas ou pré-confecionadas e os frescos embalados e prontos a consumir, que apresentam preços mais elevados.



Férias

FÉRIAS

As férias devem ser pensadas desde o início do ano, de modo a que se poupe, todos os meses, uma parte dos rendimentos para o merecido descanso. Estipule quanto pode gastar e divida esse valor pelos meses que lhe restam até às férias, iniciando a poupança de imediato.

Tenha sempre em mente que deve ser o orçamento a ditar o seu destino e programa das férias e não o contrário. Se a altura do ano for indiferente para si, lembre-se que em época baixa os preços são sempre mais convidativos. Se optar por ir para o estrangeiro, a compra do bilhete de avião com antecedência é, habitualmente, mais vantajosa. Por outro lado, existem hoje alojamentos alternativos aos tradicionais hotéis que podem representar boas poupanças. A troca ou o aluguer de casa, a par do glamping (“campismo com glamour”) podem ser boas opções.

Antes de contratar um seguro de viagem, confirme se a assistência em viagem do seu veículo automóvel e as coberturas do cartão de crédito são suficientes. Se não forem, veja o que deve contratar por acréscimo, evitando duplicação de coberturas.




SegurosCOMO POUPAR NOS SEGUROS

É normal termos contratadas várias apólices de seguro, junto de companhias diferentes e para diversos fins. Mas será que não temos coberturas duplicadas ou de que não necessitamos? 

Uma análise aos contratos de seguro pode revelar-se numa poupança significativa. Analise todos os documentos e veja se tem coberturas de riscos em duplicado. Depois fale com as seguradoras ou o mediador no sentido de ficar apenas com as coberturas de que realmente precisa. Lembre-se que os cartões de crédito têm, normalmente, seguros associados, pelo que estes contratos devem ser tidos em conta aquando da análise de todas as apólices.

A revisão anual dos contratos de seguro também se pode traduzir em poupança. Devem ser pedidas três propostas, incluindo à seguradora com quem tem ligação, de modo a que se escolha a mais vantajosa. Por vezes, o preço pode manter-se, mas as condições podem melhorar.